top of page

Por favor, PARE! Setembro Amarelo: Para quem não está em depressão mas convive com isso

Não, eu não tenho o dom de escrever belas palavras como algumas blogueiras lindas que conheci nos grupos do Facebook, ou de criar cartas emocionantes daquelas que fazem a lágrima cair antes mesmo de terminar a leitura. Muito pelo contrário. Sempre ouvi falar que uma das minhas características mais fortes era minha objetividade e minha sinceridade “doa a quem doer”.

E por que estou falando disso em um Blog de Moda e Beleza? Porque estamos no Setembro Amarelo, estou vendo vários posts sobre suicídio e depressão e acho que uma coisa BEM comum de muitas pessoas que sofrem com a depressão é simplesmente tentar esconder o fato atrás de um sorriso no rosto e uma roupa bonita.

Portanto, sendo clara e objetiva como sempre, meu post de hoje não será de autoajuda para quem está enfrentando uma tremenda crise de depressão (mas ninguém sabe, ou finge não saber disso). Mas trago algumas dicas, ou talvez um apelo para aqueles que convivem com quem sofre dessa doença, porque depressão é sim uma doença.


> PAIS:


Situação 1: “Você só fica enfiada nesse quarto!”:

Seu filho/filha chega em casa do trabalho ou escola, se joga na cama e não sai mais, nem para se alimentar. Se isso acontece uma vez ou outra, pode ser cansaço, preguiça, etc. Se isso acontece por meses seguidos, algo de errado está acontecendo! Então parem de reclamar que seu ele/ela só pensa em dormir e tentem conversar e perguntar o que está acontecendo, sem julgar! Ele pode estar precisando de apoio!


Situação 2: “Depressão é frescura! Para fazer as suas coisas você está sempre animada!”

Sorte a nossa que ainda temos coragem de levantar a cabeça e fazer algumas coisas que nos dão prazer! Sorte a nossa que em meio a tanto sofrimento, ainda conseguimos encontrar aquelas horinhas, ou mesmo minutos de descanso para abrir um sorriso. Então parem de falar que isso é frescura e estudem a respeito, e agradeçam que seus filhos ainda procuram algo para se alegrar, porque quando desistirem, vocês não o terão mais nem para reclamar!


> NAMORADOS:


Situação 1: “Você era mais alegre antigamente”

Se você foi escolhido para ser a pessoa com quem o depressivo quer passar seus dias alegres e tristes, entenda que possivelmente ela terá momentos de recaída e você estará por perto. Por mais que você queira ajudar, pare de falar que ela só chora, ou que quando você a conheceu, ela era uma pessoa mais alegre. Te garanto que a pessoa não caiu aos prantos ali na sua frente porque quis. Ela já chorou muito no travesseiro quietinha e sozinha, para ninguém ver e sofrer a dor dela, mas não aguentou o tranco e transbordou.


Situação 2: “Você não tem do que reclamar, imagine quantas pessoas dariam tudo pra ter o que você tem”.

Desculpe, mas eu não podemos imaginar o que não vivenciamos. Assim como vocês não podem imaginar o sofrimento de quem tem depressão. Os problemas são diferentes, e depressão não é medida pela classe social. Gripe dá em pobre e em rico, e nem por isso as pessoas reclamam se o rico aparecer no hospital. Depressão é psicológico, é gradual, é o resultado da sensação de impotência diária que te consome a um ponto que por mais que tenhamos pensado e pensado em saídas por meses (ou talvez anos), não as encontramos e caímos na fase do desespero, do sufoco, da vontade de fugir dali, do mundo, da vida. Mas SÓ quem vive entende. Então pare de mandá-la comparar os problemas dela com o dos outros. Você é o namorado/a, mas não está dentro dela ou dele para sentir a dor.

Situação 3: “Você precisa sair mais com as suas amigas”.

Tá, pode até ser que ajude, mas também pode só parecer que você está tentando se livrar da pessoa e da responsabilidade e ajudar um depressivo. Então se a pessoa estiver ali, tentando desabafar com você por favor não fale para ela procurar as amigas, porque naquele momento, ela procurou você!


> AMIGOS


Situação 1: “Você emagreceu demais, está doente?”.

Voltei de férias há 1 mês, 10kg mais magra e a única coisa que ouço é que estou muito mais magra. Sim, estou doente, com depressão, viajei por 10 dias para aproveitar minhas férias e durante este tempo meu pai foi internado e minha vida virou de pernas pro ar e tudo está uma droga. A única vantagem é que estou 10kg mais magra, e finalmente feliz com meu corpo. Meus amigos sabiam dos problemas do meu pai, e sabem que minha vida não está fácil, mas sabem também que toda mulher fica feliz de estar bem com o corpo, e nitidamente eu estou bem com o meu. Então, mulheres (e digo mulheres, por mulheres fizeram esse comentário infeliz), parem de ser invejosas e quando forem perguntar sobre esse tipo de coisa terminem a frase antes da vírgula. Vocês não sabem pelo que a pessoa passou.


Situação 2: “Como você é chata, não sai mais com a gente”.

Nem todo mundo consegue manter uma rotina de vida social intensa, seja por condição financeira, física ou mental. Se você é realmente amigo, pare de comentários estúpidos e pergunte se está tudo bem. Quem sabe você não pode ajudar a animar o depressivo, ou pelo menos aceitar que a pessoa precisa de um espaço (ou mesmo que precisa de um incentivo pra sair de casa!)?


Bom, o post ficou gigante, me desculpem. Mas já tentei médicos, remédios, já escrevi cartas, mas simplesmente a única coisa que ouço das pessoas ao meu redor, é que tudo isso é frescura minha, egoísmo da minha parte e que eu não tenho nada. Portanto, como não acho que meu caso tenha mais solução , se esse post puder ajudar alguém, já fico feliz por ter feito a minha parte.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page